Diminua a Velocidade!

Uma vez escutei de meu chefe a seguinte frase: “as vezes o devagar é o caminho mais rápido para chegar a um determinado lugar”. É uma frase um tanto confusa, não é mesmo? Porém o que ele queria dizer é que para atingir um determinado objetivo, não basta sair correndo, é muito melhor você diminuir a velocidade, pensar, planejar e então agir, pode ser que você gaste mais tempo, porém você chegará muito mais rápido no resultado desejado.

Muitas vezes me pego pensando em minha carreira e tenho pressa para atingir determinada posição, porém me lembro da frase desse ex-chefe e então diminuo a minha ansiedade.

Acredito que ele tenha razão, pois não adianta querer queimar etapas, para tudo tem o seu tempo e sua hora, as vezes pensamos que já estamos preparados para determinados desafios e depois de um tempo olhamos para trás e percebemos que ainda não era o momento apropriado. Se tivéssemos enfrentado o desafio naquele momento em que achávamos que estavámos prontos as chances de insucesso seriam grandes.

Neste mundo frenético em que vivemos é muito fácil perdermos a noção de tempo, ou seja, qual o tempo ideal para chegar a uma determinada posição, 1 ano, 5 anos, 10 anos? Tudo isto é muito relativo, depende de uma série de fatores.

Escrevo este artigo por acreditar que esta questão não seja apenas minha e sim de muitas pessoas que estão na ânsia de alçarem vôos mais altos em suas carreiras e provavelmente estão com o pé cravado no acelerador. Talvez este seja o momento de tirar um pouco o pé, pois somente assim será possível olhar pela janela e curtir a paisagem desta viagem e o mais importante, com segurança.

Tenho certeza que quando olharmos pelo retrovisor veremos que o caminho percorrido foi melhor do achávamos que poderia ser.

Relaxe e curta a viagem, pode ser que o trajeto seja melhor que o destino. A Saúde agradece.

Alexandre Silva